Psicologia clínica e cultura contemporânea 2

Psicologia clínica e cultura contemporânea 2

By Maria Inês Gandolfo Conceição

  • Release Date : 2015-09-15
  • Genre : Psychologie
  • FIle Size : 39.09 MB
Download Now
The file download will begin after you complete the registration. Downloader's Terms of Service | DMCA

Description

Psicologia clínica e cultura contemporânea 2 Prof. Dr. José Francisco Miguel Henriques Bairrão
Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, 
Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto.

O leitor tem em mãos um livro com uma primorosa seleção da produção de pesquisa de estudantes, docentes e colaboradores do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da UnB. O volume apresenta uma grande diversidade temática, sensível à complexidade e extensão dos desafios propostos pela sociedade e subjetividades contemporâneas.
Contemporâneas, sem dúvida, mas apenas na medida em que no agora convivem, concomitantemente, diversos tempos em cada pessoa e outras existências em cada uma.
Quando se está sozinho? Ao adentrar o recinto de uma escola cada criança carrega inconscientemente, em gestos, traquejos e inflexões linguísticas, a memória dos seus ancestrais, suas narrativas e cultura. Também ao adentrar num serviço de saúde, cada paciente comporta em si as expectativas, frustrações e esperanças dos que contribuíram para produzir e subsidiar a sua biografia. Não por outra razão, mesmo numa época enfaticamente individualizante e que propicia um certo enclausuramento solipsista favorável à rarefação de vínculos interpessoais e à sua subsunção a relações entre pessoas e coisas subordinadas a padrões de consumo, e à deserotização da atividade humana na forma de alienação no trabalho, torna-se imprescindível não divorciar a clínica psicológica da realidade e meio social em que ela se exerce. Um efetivo alcance da sutileza de cada singularidade pessoal não pode prescindir da análise dessa trama, o que por si só seria o suficiente para justificar a existência deste Programa de Pós-Graduação e a relevância da produção científica por ele promovida e bem representada nesta publicação.
A mesma complexidade e diversidade que se encontram nas existências contemporâneas, a mesma convivência com distintos tempos e o desafio das suas interconexões, de certa forma, reproduzem-se na pluralidade das abordagens psicológicas que concorrem para compor o mosaico da psicologia contemporânea. Este volume, na contramão de intentos de impor uma uniformização com base em ações institucionais, apresenta com maestria essa polifonia, deixando patente a liberdade de criação científica e a pluralidade teórico-metodológica de que se goza e que se pode (e deve) usufruir numa instituição de pesquisa psicológica de ponta como a UnB e, em particular, nesse Programa de Pós-Graduação.

keyboard_arrow_up